No último sábado finalizamos o primeiro módulo do Startup Sorocaba LAB. O Get Ready, voltado para empreendedores com ideias ou startups early stage reuniu 13 participantes de Sorocaba e região, em uma experiência de troca de aprendizado incrível.

Durante três fins de semana os grupos formados puderam trabalhar em suas ideias e colocar em prática todas as ferramentas essenciais para o desenvolvimento de uma startup.

Confira tudo o que rolou e saiba como participar do próximo módulo ou da próxima turma.

 

O Startup Sorocaba LAB

 

O Startup Sorocaba LAB é um projeto antigo do Startup Sorocaba que também saiu do papel neste ano. Com o objetivo de criar novos negócios de alto impacto,  foi dividido em dois módulos; a) Get Ready (para ideias ou startups early stage); e b) Set&Go (para startups com um MVP).

A ideia é fazer com que os empreendedores passem por todos os estágios de uma startup, desde a validação do problema até a criação e tangibilização do produto e ida para o mercado. O programa nasceu da necessidade de ter alguma trilha de conhecimento, uma lógica e sequência que permita com que qualquer pessoa consiga desenvolver um novo negócio, aprendendo a falhar rapidamente”, disse Danielle uma das criadoras e facilitadoras do projeto.

Os empreendedores tiveram aulas teóricas e práticas sobre: design thinking, business model canvas, lean startup, customer development, validação, prototipação (MVP) e monetização, além de contar com estudo de cases e com o bate-papo com os fundadores da startup Manicury que compartilhou sua experiência no desenvolvimento e lançamento do MVP.

 

 

O ambiente amplo e descontraído do GoHub Coworking também proporcionou aos participantes uma experiência muito agradável.

 

Projetos desenvolvidos

 

Para efeito de aplicação dos conceitos, cada grupo selecionou uma ideia para ser trabalhada durante o LAB. Conheça agora os três projetos criados e desenvolvidos:

 

  1. Hortimiza: plataforma que conecta o produtor de hortifruti com os principais canais de comercialização;
  2. Cãomigo: turismo pet friendly – plataforma para conectar amantes de pets com locais pet friendlys, através da promoção de eventos/viagens;
  3. Cred.Fit: plataforma para matching entre os consumidores e bancos e simplificação dos processos de financiamento.

 

Agora com o MVP em mãos, no encerramento do módulo Get Ready as equipes foram desafiadas a buscar os primeiros clientes de suas soluções, validando suas propostas de valor junto ao segmento-alvo, para tenham os feedbacks, insights e aprendizados necessários para dar sequência aos projetos. 

 

Startup Sorocaba: Turma I do Startup Sorocaba LAB

Startup Sorocaba: Turma I do Startup Sorocaba LAB

 

Próximo módulo

 

Tanto os participantes do módulo anterior do Startup Sorocaba LAB, quanto startups que já tenham um MVP poderão participar da segunda etapa do curso (módulo Set&Go) voltado para estratégias Go to Market e tração dos negócios.

Se você se interessou e quer se juntar aos empreendedores que estão elevando suas ideias e startups a outros níveis, faça sua pré-inscrição AQUI.

Obs.: também já estamos com pré-inscrições abertas para a segunda turma do Get Ready, prevista para 2017. As inscrições podem ser realizadas no mesmo site (as vagas são limitadas).

Go empreendedores! Go startups! Go Comunidade! Go #StSo!


E você, o que pensa sobre o assunto? Gostou do artigo? Compartilhe conosco sua opinião. Não gostou? Acha que podemos melhorar? Então nos ajude a aprimorar nosso trabalho.

Siga o Startup Sorocaba no Facebook e cadastre-se para receber nossa newsletter e para ser informado sobre todas as novidades.

Compartilhe:

“O Startup Sorocaba (#StSo) é resultado da união um grupo de pessoas que acredita no grande potencial empreendedor da cidade de Sorocaba. O objetivo central do projeto é conectar PESSOAS e IDEIAS com o intuito de fomentar o ecossistema empreendedor na cidade, ajudando a criar e desenvolver novos negócios de alto impacto”.