Estamos nos aproximando do fim da temporada mundial do Technovation Challenge, a maior competição de tecnologia para mulheres (de 10-18 anos) do mundo e viemos aqui dividir algumas conquistas com todos os leitores, apoiadores e incentivadores desse projeto – e que de fato o tornaram possível.

Sorocaba recebeu o projeto pela primeira vez e já entrou para a história: fomos umas das cidades com o maior número de inscrições (exceto entre as capitais) e conseguimos formar quinze equipes de meninas com idades entre 10 e 18 anos de Sorocaba e região, chegando ao fim do projeto com 50% de aproveitamento (com 7 projetos submetidos) e que concorreram ao prêmio de US$10.000 e uma viagem para o Vale do Silício.

 

Hack Day - Technovation Challenge

Hack Day – Technovation Challenge

Hack Day

Hack Day

Hack Day

Hack Day

Grupo reunido

A futura geração empreendedora do mundo

Demo Day

Demo Day

Demo Day

Demo Day

Demo Day

Demo Day

Demo Day

Demo Day

Vocês vão dominar o mundo!!!

Vocês vão dominar o mundo. O Technovation Challenge é só o começo!!!

 

O poder revolucionário do Technovation Challenge

 

Sabemos que por se tratar de uma competição todas as meninas gostariam de ganhar (e quem não?), mas todas são mais do que vencedoras. O poder transformador do Technovation Challenge é, sem dúvida alguma ainda muito maior e não restringe apenas a uma competição! Estamos falando de prêmios que dinheiro no mundo nenhum pagaria. Estamos falando de:

 

  • Desenvolvimento pessoal e profissional: lidar com adversidades, assumir o compromisso com a equipe, ser disciplinada e seguir um cronograma (e isso por falar o mínimo). Sim! Todas as participantes do projeto souberam vencer as dificuldades e os desafios como ninguém e estão preparadas para assumir qualquer outro seja esse em relação à escolha de uma carreira, à competitividade do mercado de trabalho, etc.
  • Evolução: durante três meses meninas que sequer tinham noção de programação ou de negócios, desenvolveram seus aplicativos e um plano de negócios completo e simplesmente deram show! Não foi qualquer aplicativo ou plano de negócios, foram os “aplicativos” e “os planos de negócios”.
  • Transformação: a tecnologia foi aplicada para solucionar problemas reais, cotidianos, que foram desde questões relacionadas à educação à saúde, de vulnerabilidade à inclusão social, fazendo com que as meninas saíssem do plano de expectadoras para o plano da ação, assumindo seus papéis como agentes de transformação na sociedade (e isso é mágico!).
  • Revolução: nasce aqui uma nova geração de empreendedoras que, temos certeza, não apenas contribuirão para uma cidade, sociedade e país melhor, mas ganharão o mundo e melhor: utilizarão a tecnologia para melhorar a sua e a vida das pessoas ao seu redor.

 

E se vocês ainda não acreditam no que estamos falando, confiram esse depoimento, de alunas e mentoras do Projeto Pérola, nosso grande parceiro:

 

YouTube Preview Image

 

Equipe de Sorocaba é semi-finalista da maior competição de tecnologia para mulheres do mundo

 

E na última quinta-feira (08) foi anunciado o resultado da semi-final mundial e recebemos a grata notícia de que temos um grupo de Sorocaba entre os dez semi-finalistas (é isso mesmo! Estamos na semi-final do Technovation Challenge!!!!).

YouTube Preview Image

Formado pelas alunas do Ensino Médio Beatriz Oliveira, Bianca Lopes e Fernanda Pereira e mentoradas por Vanessa Arnóbio, também integrantes Projeto Pérola, a equipe Tech Girls é a representante de Sorocaba na semi-final do Technovation Challenge.

Vejam o pitch vídeo e o demo do aplicativo NutriGame:

YouTube Preview Image

YouTube Preview Image

 

Confiram a lista completa dos semi-finalistas aqui.  O resultado da final mundial deverá ser anunciado em breve (e nós estamos aqui na torcida mais uma vez). Continuem ligados aqui no Startup Sorocaba.

 

Outros aplicativos desenvolvidos

 

Conheçam agora os outros aplicativos (vídeos pitchs e demos) e se inspirem:

 

APP: Aprova (Alumínio)

Equipe: As Aprovadas

Integrantes: Elizabete Nery da Silva, Beatriz Ferreira e Sara Duarte Siqueira

Mentora: Amanda Cristina dos Santos

 

YouTube Preview Image

YouTube Preview Image

 

APP: Look Book (Sorocaba)

Equipe: Good Girls

Integrantes: Alexandra Stefanie Bueno, Gabrieli Cristina Conceição Camargo, Inaiá Fernandes, Laura Rodrigues e Marilha Gabriela G. de Souza

Mentora: Jamille Marcondes

 

YouTube Preview Image

 

APP: Pets & Plants Rescue (Sorocaba)

Equipe: #GirlsTeam

Integrantes: Letícia Oliveira e Paula Barros

Mentora: Adrieli Soares

YouTube Preview Image YouTube Preview Image

 

APP: Stress Control (Itapetininga)

Equipe: Mind and Heart

Integrantes: Bruna Nicoletti, Clara Plens, Kauanny Rodrigues e Letícia Theodoro

Mentora: Letícia Berto

YouTube Preview Image YouTube Preview Image

 

App: Tchau Dengue (Sorocaba)

Equipe: Miss++

Integrantes: Adriele dos Santos Rodrigues, Gabriela Brito da Mota, Jaqueline Thiemy Nagahama e Stephanie Pereira de Paula

Mentora: Luana Brito da Mota

 

YouTube Preview Image

YouTube Preview Image

 

App: Cada Gota (Tatuí)

Equipe: WaterGirls

Integrantes: Bárbara de Lacerda Merigue, Caroline Reis Rezende Prudente e Laís Adriana de Almeida

Mentora: Michelle Guirra

YouTube Preview Image

YouTube Preview Image

 

Próximos passos

 

Mesmo as competidoras que não passaram para as demais fases, poderão dar continuidade em seus projetos em uma nova parceria fechada com a Microsoft e receberão mentoria em novos projetos da Iridescent  – ONG responsável pela realização do Technovation.

E aqui em Sorocaba, as equipes também continuarão a ter todo o suporte de iniciativas como as do Startup Sorocaba, GBG Sorocaba, GDG Sorocaba, GEG Sorocaba e HackLab Sorocaba. Em breve traremos muitas novidades exclusivas para vocês!

Agradecemos mais uma vez a todos os parceiros (em especial ao Projeto Pérola e a ETEC Fernando Prestes) que acreditaram em nosso ideal e no projeto e parabenizamos a todas as mentoras e participantes do Technovation Challenge, vocês foram e são incríveis e temos certeza absoluta de que o mundo será pequeno para vocês! PARABÉNS!


E você, o que pensa sobre o assunto? Gostou do artigo? Compartilhe conosco sua opinião. Não gostou? Acha que podemos melhorar? Então nos ajude a aprimorar nosso trabalho.

Siga o Startup Sorocaba no Facebook e cadastre-se para receber nossa newsletter e para ser informado sobre todas as novidades.

Compartilhe:

“O Startup Sorocaba (#StSo) é resultado da união um grupo de pessoas que acredita no grande potencial empreendedor da cidade de Sorocaba. O objetivo central do projeto é conectar PESSOAS e IDEIAS com o intuito de fomentar o ecossistema empreendedor na cidade, ajudando a criar e desenvolver novos negócios de alto impacto”.