São Paulo recebeu no início de fevereiro o maior evento de tecnologia do mundo: a Campus Party Brasil 8!

O evento no qual o Startup Sorocaba também esteve presente, contou também com uma área exclusiva, dedicada às startups. Startups de Sorocaba e região também marcaram presença no Startup Markers & Camp, que teve duração de quatro dias, área onde estiveram expostas as 200 melhores startups do Brasil, divididas conforme o estágio do seu modelo de negócios (early stage ou growth stage) 

Na entrevista deste mês do Startup Sorocaba trazemos então a visão de três empreendedores que participaram do Startup & Makers, de um jeito quem você nunca viu. Perguntamos a eles sobre o que acharam do evento, sobre os aprendizados e muito mais!

 

Na sua opinião como empreendedor, qual é a importância de participar de eventos como a Campus Party?

 

Alison Pedro (Suafesta.com): Ampliar a rede de contatos , hoje o networking é essencial para qualquer empreendedor. A troca de experiências com outros empreendedores em eventos como esse tem sido fundamental no nosso processo de validação.

Vitor Campioni (Projeto Sicar): Além de firmar networking estratégicos e receber feedbacks, foi interessante ver como as Startups posicionam (promovem) sua marca e produto para investidores. É gratificante ver a quantidade de pessoas engajadas para desenvolverem soluções que impactem mundialmente. 

Felipe Lo Sardo (Goomer): Em eventos de startups e de empreendorismo, o principal objetivo que temos é networking e divulgação. Buscamos rever conhecidos, compartilhar experiências e se relacionar com o máximo de pessoas possível, independende da área e atuação. Criar uma boa rede de contatos e manter o relacionamento é fundamental.

 

Como foi a experiência de ter sido selecionado e poder participar do Startup & Makers? Que solução a sua empresa expôs?

 

Alison Pedro (Suafesta.com): Participei dos 4 dias do evento e foi incrível! Aproveitei a oportunidade para validar o modelo de negócio e realizar contatos com potenciais parceiros, investidores e mentores. Apresentei uma solução para empresas de festas e eventos, nossa plataforma ajuda essas empresas a economizar tempo, eliminando as tarefas repetitivas no atendimento ao cliente.

Vitor Campioni (Projeto Sicar): Gratificante ver que o projeto/marca foi selecionado para a participação de um evento de tamanha magnitude. Nós apresentamos o Projeto SICAR, projeto este, que visa recriar um simulador de cadeira de rodas em ambiente virtual.

Felipe Lo Sardo (Goomer): No ano passado já havíamos participado da 1º edição do Startup & Makers, com nossa antiga empresa. A área evoluiu muito nesta 2º edição, tudo ficou mais organizado, aumentou o fluxo de pessoas e interessados nas startups. Neste ano apresentamos o Goomer, um cardápio digital em tablets para restaurantes e deixamos o público interagir e experimentar o produto. Eram cerca de 100 startups com produtos muito interessantes e então tínhamos que convencer as pessoas a investirem um pouco de tempo para experimentar o produto e dar feedbacks. Nisso testamos e adequamos diversos pitchs de venda também. 

 

Quais foram os resultados efetivos para a sua startup pós-evento, ou seja, é possível fazer negócios ou descobrir novas oportunidades em um evento como esse?

 

Alison Pedro (Suafesta.com): Foi uma grande experiência que gerou bons resultados: contatos, amizades e muito aprendizado! Além de acelerar o processo de desenvolvimento da Startup o evento proporcionou uma grande exposição na mídia. Sim, é possível fazer negócios, formar equipe, conseguir investimento, mas tudo depende do estágio da Startup, no nosso caso focamos na validação.

Vitor Campioni (Projeto Sicar)Feedback. Foi fundamental entender as diversas críticas (e meios de se trabalhar com elas). É totalmente possível firmar parcerias – quaisquer que sejam os propósitos -, o evento estimula tal proximidade entre empresas/público.

Felipe Lo Sardo (Goomer): Para se ter resultados em eventos que nem a Campus depende muito da área, mercado, que a startup atua. É bom analisar o perfil do evento antes para traçar os objetivos e, portanto, saber quais resultados esperar. Mesmo assim, como o fluxo de pessoas é alto e o evento tem uma visibilidade muito boa, sempre surgem oportunidades que você não esperava. Nas duas participações que tivemos, conseguimos alguns contatos de potenciais parceiros.

 

Quais dicas você pode deixar para aquelas startups de Sorocaba ou região que quiserem se candidatar ao processo do Startup & Makers na próxima edição da Campus Party?

 

Alison Pedro (Suafesta.com): O formulário de inscrição é bem resumido e para chamar a atenção na categoria Early , uma estrategia que adotamos foi criar uma landing page exclusiva para o evento, como nessa categoria não é obrigatório ter um site, uma landing page bem feita pode fazer toda a diferença. Uma dica importante, o espaço Startup & Makers é aberto ao público então mesmo se não for selecionado, você pode visitar para conhecer as Startups e trocar ideias com os empreendedores.

 

Alison Pedro e Laion Camargo no espaço Startup&Makers

Alison Pedro e Laion Camargo no espaço Startup&Makers

 

Vitor Campioni (Projeto Sicar): Estarem atentos e se prepararem ao máximo para desenvolver a documentação exigida (edital do Startups & Makers). Não basta apenas ter um bom produto e/ou empresa, você tem de saber “vender” sua ideia, saiba estimular e engajar pessoas a acreditarem em seu potencial. O evento é de extrema valia para o empreendedor.
Acredite em seu projeto e, consequentemente em você. Se esforce.

Felipe Lo Sardo (Goomer): Acredito que a intenção do Startup & Makers é reunir todo ecossistema. Infelizmente há um limite de espaço, então nem todos conseguem ter seu próprio stand. Mas o evento é aberto, gratuito, e portanto, todos podem participar de alguma forma. O importante é ter seu projeto bem definido e conseguir passar ele de forma objetiva.

 

Sobre as startups:

 

Suafesta.com: Pesquisa e comparação de preços de Buffet Infantil. Saiba mais no site.

 

Projeto Sicar: O Projeto SICAR é um simulador tridimensional de cadeira de rodas em produção para óculos de realidade virtual que busca ajudar cadeirantes a se movimentarem melhor e, principalmente, vencer o medo de sair de casa e lidar com a falta de obras de acessibilidade em muitas cidades. Saiba mais no site ou Facebook.

 

projeto-sicar-startup-sorocaba

Projeto Sicar: uma das startups selecionadas para o Startup & Makers Campus Party 8

 

Goomer: O Gommer é um sistema destinado para bares e restaurantes e vai além de um cardápio digital em tabletes. Ele faz o papel de um bom garçom, – e mais – utiliza também técnicas e a inteligência de um bom vendedor, fazendo assim com que os usuários consumam e interajam mais com o local. Saiba mais no site ou Facebook.

 

googmer-startup-sorocaba

Goomer também marcou presença na Campus Party 8

Não deixem de acompanhar todas as entrevistas do Startup Sorocaba. Todo mês um convidado especial para falar sobre o universo das startups, trazendo para você todas as novidades e informações indispensáveis para a sua startup!


Se você tem sugestões de entrevistados que gostaria de ver aqui no Startup Sorocaba, encaminhe para contato@startupsorocaba.com. Gostou dessa entrevista? Leia todas as entrevistas do Startup Sorocaba.

Compartilhe:

“O Startup Sorocaba (#StSo) é resultado da união um grupo de pessoas que acredita no grande potencial empreendedor da cidade de Sorocaba. O objetivo central do projeto é conectar PESSOAS e IDEIAS com o intuito de fomentar o ecossistema empreendedor na cidade, ajudando a criar e desenvolver novos negócios de alto impacto”.