O Startup Weekend é, se dúvida alguma, um dos maiores eventos de empreendedorismo que ocorrem no mundo todo.

Se você já tem ou quer abrir uma startup, se você tem ou quer participar de um nova ideia, se você quer aprender, se superar, conhecer gente nova… sim! O Startup Weekend é pra você!

 

10 coisas que você só aprende no Startup Weekend

 

Startup-Weekend-da-ideia-a-validacao-startup-sorocaba

 

Pode parecer papo de vendedor de eletrodoméstico em encerramento do mês, mas não é (e se estivéssemos mentindo não haveriam tantas novas edições do SW pelo mundo!), mas realmente somente quem já participou de um SW sabe que ele pode ser um divisor de águas em sua vida e carreira.

E para provar os porquês, selecionamos abaixo 10 motivos e aprendizados que você só terá se participar de um:

 

  1. Sua ideia ainda não vale nada: por melhor que seja a sua ideia, acredite: ela ainda não vale nada antes de ser validada com os possíveis clientes (dói ouvir isso né? Mas o que arde, cura!).
  2. Get out of the building: (ah, se você não tem a mínima ideia do que estamos falando leia este post primeiro). Sim! Esse é o famoso levanta e faça! Saia da cadeira, do sofá e vá em busca de informações com quem mais interessa: o mercado.
  3. O feito é melhor que o perfeito: ah, aposto que você, assim como muitos de nós fica dias e mais dias pensando e pensando e pensando e pensando… e quando vai ver, sua ideia já não é mais tão original assim… a novidade já está ultrapassada. Lembre-se que do outro lado do mundo existem vários japoneses e chineses ávidos por novas ideias e que certamente já implementaram a mesma ideia enquanto você pensava e pensava e pensava…
  4. Você nunca se verá tão criativo: uma ideia que dá origem a outra ideia e assim por diante. Isso é quase um círculo vicioso e quando você ver, não vai mais querer parar!
  5. Errar faz parte: aproveite, erre e erre o quanto antes. Mude quantas vezes forem necessárias até chegar ao resultado mais próximo do que o seu cliente realmente necessita (e não do que você deseja criar apenas para tirar dinheiro dele). Errou? Se perceber em tempo ainda dá tempo de recomeçar e ser ainda melhor!
  6. Nem toda pressão é ruim: ter 54 horas para desenvolver uma nova ideia pode não ser tãoooo ruim assim, aliás, nem chega a ser ruim vai! Não é verdade que funcionamos melhor, quando sabemos que as coisas têm começo, meio e fim?
  7. Um fim de semana que vale por um MBA: palestras, mentorias aprendizado que efetivamente leva à ação. Ganhar é importante, mas acredite: aqui o aprendizado também é um dos maiores prêmios.
  8. Gerenciar crises pode ser divertido: verde ou vermelho? Botão aqui ou ali? São tantas perguntas e tantas respostas que muitas vezes você e sua equipe terão que optar pelo que é melhor para o grupo e aí não vale “joqueipô”, porque no fim não existe perdedor… A disputa de egos aqui não tem vez!
  9. Amigos, amigos, negócios a parte? Como assim? No Startup Weekend se pode ter os dois!

 

10. Continua no próximo Startup Weekend

 

Ah, você ainda não vivenciou essa experiência? Não se preocupe… chegou a sua vez! Nos dias 14, 15 e 16/novembro vai acontecer aqui em Sorocaba a terceira edição do Startup Weekend Sorocaba. Garanta a sua vaga aqui.

 

Startup-Weekend-Sorocaba-Startup-Sorocaba

 

Os próximos itens dessa história é você quem escreverá!

Go! Go! Go! Empreendedores!!!


E você, o que pensa sobre o assunto? Gostou do artigo? Compartilhe conosco sua opinião. Não gostou? Acha que podemos melhorar? Então nos ajude a aprimorar nosso trabalho.

Siga o Startup Sorocaba no Facebook e cadastre-se para receber nossa newsletter e para ser informado sobre todas as novidades.
Compartilhe:

“O Startup Sorocaba (#StSo) é resultado da união um grupo de pessoas que acredita no grande potencial empreendedor da cidade de Sorocaba. O objetivo central do projeto é conectar PESSOAS e IDEIAS com o intuito de fomentar o ecossistema empreendedor na cidade, ajudando a criar e desenvolver novos negócios de alto impacto”.